A BAGUNÇA É INIMIGA DA PROSPERIDADE

A bagunça forma-se sem que se perceba e nem sempre é visível, todo tipo de bagunça, desde aquela na sua casa, ou trabalho, ate aquela na sua vida pessoal, com familiares, namorado ou amigos. A sala parece em ordem, a cozinha também, mas basta abrir os armários para ver que estão cheios de inutilidades, basta encostar a cabeça no travesseiro e puff lá vem os pensamentos ruins, as confusões mentais e as preoculpações, muitas vezes infundadas. A bagunça provoca cansaço e imobilidade, faz as pessoas viverem no passado, engorda, confunde, deprime, tira o foco de coisas importantes, realmente importantes, atrasa a vida e atrapalha relacionamentos pessoais, com a familia ou o trabalho. Para evitar tudo isso fique atento à algumas regras para domar a bagunça:
• Jogue fora o jornal de anteontem.
• Somente coloque uma coisa nova em casa quando se livrar de uma velha.
• Todo dia 30, por exemplo, faça uma limpeza geral, limpeza na casa, no coração e na mente, deixe a cabeça leve e desocupada, para enchê-la de coisas boas, de verdadeiro valor, o restante dê o destino apropriado, lixo.
• Organize devagar, comece por gavetas e armários, faça tudo no seu ritmo e observe as mudanças acontecendo na sua vida. Agora que arrumou e limpou seus ambientes externos e internos, faça uma lista de atitudes pessoais capazes de esgotar suas energias e bagunçar a organização de seu interior, veja se o resultado esta sendo compensativo.
• A rotina e a competitividade fazem com que haja negligência em relação a aspectos básicos para a manutenção da saúde energética da mente e do corpo.
• Pensamentos obsessivos, pensar gasta energia, e todos nós sabemos disso, ficar remoendo um problema cansa mais do que um dia inteiro de trabalho físico, quem não tem domínio sobre seus pensamentos, deve buscar este dominio a todo custo, em todos os momentos e em todas as relaões e situações, não torne-se escravo da mente, você acaba gastando a energia que poderia ser convertida em atitudes concretas, positivas e construtivas . Não basta estar atento ao volume de pensamentos, é preciso prestar atenção à qualidade deles. Pensamentos positivos, éticos e elevados podem recarregar as energias, enquanto o pessimismo consome energia e atrai mais negatividade para nossas vidas.
• Sentimentos tóxicos, choques emocionais, ciumes e raiva intensa também esgotam as energias, assim como ressentimentos e mágoas nutridos durante anos seguidos. Não é à toa que muitas pessoas ficam estagnadas e não são prósperas. Isso acontece quando a energia que alimenta o prazer, o sucesso e a felicidade é gasta na manutenção de sentimentos negativos. Medo, ciumes e culpa também gastam energia, e a ansiedade descompassa a vida. Por outro lado, os sentimentos positivos, como a amizade, o amor, a confiança, o desprendimento, a solidariedade, a auto-estima, a alegria e o bom-humor recarregam as energia e dão força para empreender nossos projetos e superar os obstáculos.
• Fugir do presente, as energias são colocadas onde a atenção é focada. O homem tem a tendência de achar que no passado as coisas eram mais fáceis: "bons tempos aqueles!", costumam dizer. Tanto os saudosistas, que se apegam às lembranças do passado, quanto aqueles que não conseguem esquecer os traumas, colocam suas energias no passado, isso é o pior que pode ocorrer. Por outro lado, os sonhadores ou as pessoas que vivem esperando pelo futuro, depositando nele sua felicidade e realização, deixam pouca ou nenhuma energia no presente. E é apenas no presente que podemos construir nossas vidas.
• Falta de perdão, perdoar significa soltar ressentimentos, mágoas e culpas. Libertar o que aconteceu e olhar para frente. Quanto mais perdoamos, menos bagagem interior carregamos, gastando menos energia ao alimentar as feridas do passado. O perdão é uma atitude inteligente daquele que busca viver bem e quer seus caminhos livres, abertos para a felicidade. Quem não sabe perdoar os outros e a si mesmo, fica "energeticamente obeso", carregando fardos passados demais.
• Mentira pessoal: Todos mentem ao longo da vida, mas para sustentar as mentiras muita energia é gasta. Somos educados para desempenhar papéis e não para sermos nós mesmos: a mocinha boazinha, o machão, a vítima, a mãe extremosa, o corajoso, o pai enérgico, o mártir e o intelectual. Quando somos nós mesmos, a vida flui e tudo acontece com pouquíssimo esforço, ser oq ue se é ainda é a melhor alternativa em toda e qualquer situação.
• Viver a vida do outro, ninguém vive só e, por meio dos relacionamentos interpessoais, evoluímos e nos realizamos, mas é preciso ter noção de limites e saber amadurecer também nossa individualidade. Esse equilíbrio nos resguarda energeticamente e nos recarrega. Quem cuida da vida do outro, sofrendo seus problemas e interferindo mais do que é recomendável, acaba não tendo energia para construir sua própria vida. O único prêmio, nesse caso, é a frustração, pois geralmente ninguém vai pensar como você ou ter suas atitudes.
• Bagunça e projetos inacabados, a bagunça afeta muito as pessoas, causando confusão mental e emocional. Um truque legal quando a vida anda confusa é arrumar a casa, os armários, gavetas, a bolsa e os documentos, além de fazer uma faxina no que está sujo. À medida em que ordenamos e limpamos os objetos, também colocamos em ordem nossa mente e coração. Pode não resolver o problema, mas dá alívio. Não terminar as tarefas é outro "escape" de energia. Todas as vezes que você vê, por exemplo, aquele trabalho que não concluiu, ele lhe "diz" inconscientemente: "você não me terminou! Você não me terminou!" Isso gasta uma energia tremenda. Ou você o termina ou livre-se dele e assuma que não vai concluir o trabalho e pronto, uma decisão. O importante é tomar uma atitude, tardia não interessa, a decisão é o mais importante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Patricia aos 40 e o tal de pra sempre.

habitar meu espaço, somente meu espaço.

Quem não dá assistência, abre concorrência.